Aumento de casos positivos do novo coronavírus faz administração restringir atendimento de bares e similares no fim de semana em Boqueirão

Até o meio-dia desta sexta (21) município registra 20 casos confirmados da doença, 3 funcionários da Secretaria da Saúde

Boletim foi atualizado nesta sexta-feira

 

A previsão de alta no número de casos do novo coronavírus nas cidades de menor porte vem se confirmando em Boqueirão do Leão. Até o meio-dia desta sexta-feira, 21 de agosto, o município já registrou vinte testes positivos da doença, entre eles três servidores que atuam na saúde. Isso fez o prefeito publicar mais um decreto restringindo o atendimento de bares, canchas de bocha, casas noturnas e similares no próximo final de semana, quando os referidos estabelecimentos poderão atender somente na modalidade de pegue-leve, não sendo permitido o consumo no local a partir da tarde de sábado, 22.

Além dessa restrição a estes segmentos do comércio, a Secretaria Municipal de Saúde dará prioridade aos atendimentos de urgência e emergência e pede à população que evite ir na unidade básica de saúde. Pacientes com sintomas gripais devem procurar diretamente a central de triagem. “Pedimos que a população evite vir ao posto de saúde para evitarmos aglomerações e caso seja preciso o munícipe pode também acionar seu agente de saúde para que o atendimento ocorra diretamente no domicílio”, disse Clóvis Furtado, secretário da Saúde de Boqueirão do Leão.

BARREIRA SANITÁRIA
Na tarde desta sexta-feira (21) a Secretaria Municipal da Saúde, com o apoio da SMEC, Polícia Civil e Brigada Militar, realiza a oitiva edição das barreiras sanitárias nas principais entradas do Centro da cidade.

SANITIZAÇÃO
A Secretaria Municipal da Saúde também irá repetir neste sábado (22) a sanitização dos espaços públicos com maior circulação de pessoas, entre elas a unidade básica de saúde, mais uma ação da pasta de prevenção e combate ao coronavírus.

DECRETO Nº 2131, DE 21 DE AGOSTO DE 2020
“Determina o fechamento dos estabelecimentos comerciais em razão do aumento de casos no Município e Região da pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus e dá outras providências”
O PREFEITO MUNICIPAL DE BOQUEIRÃO DO LEÃO, Estado do Rio Grande do Sul, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei Orgânica Municipal.
Considerando o Decreto Municipal nº 2075, de 20 de Março de 2020, que decretou Estado de Calamidade Pública no Município de Boqueirão do Leão;
Considerando também o Decreto nº 55220, de 30 de Abril de 2020, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul;
Considerando ainda o avanço dos casos de Coronavírus em nossa região e principalmente em nosso município com a preocupação na contenção de riscos à saúde pública evitando a disseminação da doença do Coronavírus.
Considerando as constantes aglomerações que vem ocorrendo no Município, em comunidades do interior e na cidade.
– DECRETA –
Art. 1º – Fica determinado o fechamento dos bares, lancherias, canchas de bochas, casas noturnas, salões comunitários, campos de futebol e quadras de esportes.
Art. 2º – Os estabelecimentos enquadrados no artigo acima poderão operar somente com a modalidade de tele entrega.
Art. 3º – As lojas de conveniência dos postos combustível não poderão vender bebidas para ser consumida no local, somente peque e leve, evitando aglomerações.
Art. 4º – Ficam proibidas e interditadas praças, e aglomerações em vias públicas conforme constante no decreto n° 2125 de 30 de julho de 2020
Art. 5º – Em caso de descumprimento das normas estabelecidas neste Decreto, ficam sujeitos às penalidades no Art. 268 do Código Penal.
Art. 6º – Este Decreto entra em vigor no dia 22 de Agosto de 2020, a partir das 14 horas até às 6 horas do dia 24 de Agosto de 2020.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE BOQUEIRÃO DO LEÃO, em 21 de Agosto de 2020.

PAULO JOEL FERREIRA
Prefeito Municipal

REGISTRE-SE E PUBLIQUE-SE

OSMAR GHISLENI
Secretário Adjunto da Administração e Planejamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *