Governo Municipal de Progresso adota medidas de prevenção ao Coronavírus

Decreto possui uma série de medidas para o enfrentamento do surto epidêmico de Coronavírus (COVID-19), para o Município de Progresso/RS

Foto: Divulgação

Prefeito e Secretários se reuniram na tarde da quarta-feira para discutir detalhes do Decreto

Foi assinado hoje (18) pelo prefeito Gilberto Gaspar Costantin, decreto com uma série de medidas para o enfrentamento do surto epidêmico de Coronavírus (COVID-19), para o município de Progresso/RS.
Entre as ações está a suspensão das atividades escolares na rede municipal a partir de 18 de março, quarta-feira, por tempo indeterminado, ficando igualmente suspenso o transporte escolar. O atendimento na Escola de Educação Infantil Gente Miúda estará suspenso a partir de 23 de março, segunda-feira.

Também estão suspensos, por tempo indeterminado, todos os eventos religiosos, sociais, culturais, reuniões, palestras, cursos, encontros de 3° idade e clubes, incluindo missas, cultos, festas, encontros de formação, catequese, eventos esportivos de qualquer natureza, independente do número de pessoas. Atividades fúnebres, como velórios, deverão ter o acesso restrito apenas a familiares.
Ficam suspensas, por tempo indeterminado, as atividades sociais, oficinas, grupos e demais atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e Secretaria de Assistência Social.
Nas repartições públicas municipais o atendimento ao público deverá ter controle de fluxo de entrada e saída de pessoas, evitando aglomerações.
Fica determinado o fechamento obrigatório, após às 21h, das instituições privadas, tais como bares, restaurantes, mercados, entre outros. Aos bares e restaurantes a determinação é a de reduzir o número de mesas e respeitar a distância de 1m (um metro) entre elas. As filas em áreas de espera devem ser minimizadas, mantendo espaço mínimo de segurança entre as pessoas de 2m. Todas as empresas devem disponibilizar ao público álcool gel e lenços descartáveis (papel toalha).
Nas academias, as atividades coletivas devem ser suspensas, podendo serem mantidas as individuais, obedecendo as orientações de higiene mais rigorosas.
Na Secretaria de Saúde estão suspensos os grupos temáticos da saúde, como o grupo de gestante, de saúde mental, diabéticos, e hipertensos, além dos grupos de saúde e oficinas terapêuticas desenvolvidas pela Unidade Básica de Saúde.
O atendimento seguirá em seu horário normal, porém com adequações de acesso, a fim de evitar aglomerações. O atendimento será fracionado/limitado e a preferência será para casos suspeitos para Coronavírus, idosos e crianças, nesta ordem. Não será por consulta agendada, nem ordem de chegada. Na medida do possível, todos serão atendidos. Não havendo necessidade extrema, ninguém deverá dirigir-se às unidades de saúde e nem ao Hospital.
O transporte de munícipes para consultas e exames, para fora de Progresso (enquanto houver) será sem acompanhante, com exceção para crianças e idosos ou havendo ordem médica.
Nos domicílios as orientações gerais são as de lavar as mãos frequentemente com água e sabão e/ou usar álcool gel, quando não for possível a lavagem; cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, com lenço descartável ou antebraço; manter ambientes ventilados e não compartilhar objetos.
As medidas de enfretamento ao Coronavírus seguem determinações da Secretaria de Saúde do Município, atendendo recomendações dos Governos Estadual e Federal. Recomenda-se isolamento social, como forma de evitar ao máximo a disseminação do vírus em nosso Município.
O presente Decreto fica sujeito à alterações, conforme panorama epidemiológico.
CUIDADOS
 A implementação de precauções constitui a principal medida de prevenção da transmissão. A melhor maneira de prevenir é evitar a exposição ao vírus.
Algumas ações preventivas diárias podem auxiliar na prevenção da propagação de vírus respiratórios:
• Higiene frequente das mãos com água e sabão ou preparação alcoólica.
• Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos.
• Evitar contato próximo com pessoas doentes.
• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável.
• Ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente.
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *